ECOS Machico

ir para conteudo
dunas-da-prainha

Exemplo extraordinário de depósitos eólicos resultantes da remobilização de areias pelo vento para o ambiente subaéreo, que atingem 30 a 40 m de espessura. Estas areias eólicas de cor cinzenta, são formadas por três tipos de grãos: inorgânicos (litoclastos provenientes da desagregação das rochas vulcânicas e mineroclastos constituídos por grãos de minerais) e de origem orgânica ou bioclastos (fragmentos de conchas de lamelibrânquios, de gastrópodes, de equinodermes, briozoários, ostracodes, foraminíferos, algas calcárias, entre outros). Areias com idade que se estende do Plistocénico Médio (200 a 300 mil anos) ao Holocénico (8500 a 4500 B.P.).
Constituem um depósito de cobertura dos cones e derrames lávicos do Complexo Vulcânico Superior (CVS1-2 e CVS2) estabelecendo um limite superior para a idade de formação destes elementos.

dunas-da-prainha

Dunas da Prainha.Fonte: Ecos Machico.

A existência de vários níveis de paleossolos representa as várias fases de interrupção da deposição. A ocupação biológica deste habitat litoral está comprovada pela presença significativa de rizoconcreções, fósseis de gastrópodes terrestres (pulmonados), ossos de ave e cascas de ovos. Este afloramento possui importante significado paleoambiental.