ECOS Machico

ir para conteudo
Ecos-machico

O ECOS MACHICO é um projeto financiado por fundos europeus, promovido em cooperação entre a Câmara Municipal de Machico e a Associação Insular de Geografia, desde janeiro de 2021. Este desenvolve uma conjugação ímpar entre o Conhecimento, Monitorização e Inovação, como resposta às atuais exigências para a sustentabilidade do território, num contexto de evolução em domínio ambiental, social e económico.

De facto, num recente paradigma de ordenamento do território baseado na aplicabilidade de novos métodos e tecnologias para capacitação e conhecimento dos territórios, é essencial iniciar uma aliança entre a herança natural e as atividades económicas locais. Esta aliança deve ter por base a criação de um legado informativo, para garantia da resiliência dos territórios e definição de eficazes estratégias de gestão.

A implementação deste projeto permitirá a recolha, tratamento e divulgação de um elevado manancial de conhecimento que incidirá sobre os valores naturais e culturais presentes no concelho de Machico, nomeadamente, sobre geossítios, sítios de geodiversidade, habitats, fauna, flora, paisagem, história, tradições e identidade. Mas, simultaneamente, sobre diversos aspetos essenciais para a gestão e proteção dos valores naturais, como sejam o número, tipo e frequência de visitas, ocupação e uso do solo, utilização do espaço e sustentabilidade ambiental.

Embora as ações estabelecidas na área de intervenção, na prática, estas têm registado um impacto residual aquém dos objetivos pretendidos, há lacunas informativas de dados base que podem comprometer a resposta e capacitação dos públicos-alvo. É possível com o projeto ECOS MACHICO a resolução de lacunas como: insuficiência de dados de base, o real conhecimento dos valores naturais numa perspetiva quantitativa e qualitativa, estratégia de divulgação e literacia ambiental diminuta, materiais de promoção insuficientes e/ou ineficazes, responsabilidade participante da população em materiais ambientais e de conservação diminuta, entre outras.

Considerando o peso da resiliência territorial na sociedade e a importância dos valores da Geodiversidade e Biodiversidade para a conservação, pretende-se criar também um sistema de monitorização dos principais roteiros pedonais e pontos turísticos (Turismo de Natureza). Estes permitem conhecer o número de visitas e avaliar a capacidade de utilização sustentável dos recursos existentes, numa perspetiva de harmonização de interesses turísticos e ambientais/biodiversidade, análise da capacidade de carga regenerativa dos recursos naturais, análise da capacidade de carga turística, monitorizar a evolução das dinâmicas territoriais em domínio terrestre e sobretudo, assegurar a inexistência de situações de sobrecarga da capacidade de utilização pelas atividades socioeconómicas.

Palavras Chave: Estudos de Caracterização, Monitorização, Recursos Tecnológicos, Estratégias de Valorização do Território, Divulgação e Comunicação, Turismo Sustentável Capacitação e Literacia Ambiental, Sensibilização, Desenvolvimento Sustentável.

Notícias e destaques

ECOS_Machico