ECOS Machico

ir para conteudo
prainha

Uma das poucas praias de areia natural permanentes na ilha da Madeira, resulta da erosão e transporte de sedimentos, por parte de uma pequena linha de água e parcialmente pelo vento, provenientes dos depósitos dunares de origem eólica e de idade plisto-holocénica que se encontram a montante, e que constituem a fonte principal das areias.

Esta acumulação sedimentar arenosa, por sua vez, fossiliza um pequeno vale sub-estrutural formado pelas vertentes do cone vulcânico da Piedade (a leste), os cones vulcânicos da Cancela (a oeste), e seus produtos lávicos parcialmente desmantelados (pertencentes Complexo Vulcânico Superior, unidades indiferenciadas dos Lombos e do Funchal (CVS 1-2)).

A praia encontra-se numa pequena baía, o que lhe garante a proteção face às tempestades de inverno que normalmente iriam transportar os sedimentos finos para partes mais profundas da plataforma insular. As arribas contíguas a baía contém excelentes exemplos de estruturas de disjunção prismática nas escoadas lávicas, e formas de erosão marinha de elevado valor didático e estético.