ECOS Machico

ir para conteudo
ponta-de-sao-lourenco

A Ponta de São Lourenço é um promontório longo e estreito, com uma grande geodiversidade com alto valor científico e excelente exposição. É um excelente exemplo de uma crista vulcânica criada por atividade eruptiva fissural, explosiva e efusiva, e fortemente condicionada pela tectónica. Ponto de observação das relações geométricas e estratigráficas entre as várias unidades eruptivas, e as suas respetivas estruturas internas, elevando o seu valor didático, ambiental, turístico e recreativo.

Destacam-se a falha geológica do Estreito, diques que alimentaram antigos vulcões, o cone piroclástico da Cancela I, depósitos conglomeráticos de antigas enxurradas, escoadas basálticas muito alteradas com disjunção esferoidal e a duna da Piedade onde ocorrem areais eólicas com rizoconcreções, fósseis de gastrópodes terrestres e fragmentos de diversos organismos marinhos. O Geossítio M01 Ponta de São Lourenço engloba um conjunto de 8 sítios com interesse geológico devido a uma diversidade de aspetos, essencialmente estratigráficos, tectónicos, vulcânicos, geomorfológicos, litológicos e sedimentológicos.

ponta-de-sao-lourenco

Extrato da Carta Geológica da zona da Ponta de São Lourenço e localização dos geossítios. Fonte. Brum da Silveira et al. 2012.